No evangelho de João há uma história que particularmente me comove. Trata-se do convite de Natanael para ser um seguidor de Jesus. A Bíblia diz: “No dia seguinte, Jesus decidiu partir para a Galileia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: ‘Siga-me’. Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida. Filipe encontrou Natanael e lhe disse: ‘Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José’. Perguntou Natanael: ‘Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?’ Disse Filipe: ‘Venha e veja’. Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”. Perguntou Natanael: ‘De onde me conheces?’ Jesus respondeu: ‘Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar’. Então Natanael declarou: ‘Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!’ Jesus disse: ‘Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa!’ E então acrescentou: ‘Digo a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.’” (João 1:43-51).
Dos tantos detalhes que poderíamos esmiuçar aqui, há dois que gostaria de destacar. O primeiro deles é o fato de que Jesus não chamou diretamente Natanael para ser discípulo, mas ele foi atraído pela pessoa de Jesus através de um convite feito por Filipe, ao qual Jesus havia chamado.
Ao receber o convite de Filipe, Natanael inicialmente desconfia de que Filipe havia de fato conhecido o Messias, profetizado muitos anos antes, dizendo “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?”. Provavelmente naquela época, Nazaré era uma cidade pequena e sem muita importância, mas quando Filipe diz “venha e veja”, Natanael é atraído pela curiosidade.
Ao encontrar o Cristo, Jesus faz uma saudação que o impressiona, como se o conhecesse de algum lugar. É, então, que Jesus diz que tinha visto Natanael debaixo da figueira antes de Filipe o chamar. Isso o deixa maravilhado! Possivelmente, porque ele viu que estava sozinho e não tinha ninguém na região quando ele estava debaixo da figueira.
Natanael, então, reconhece a onisciência e a onipresença de Cristo, declarando que Ele é o Filho de Deus, o Rei de Israel! Mas Natanael ainda não tinha visto ou experimentado a onipotência de Jesus. É aí que Jesus fala “[...] ‘Digo a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.’” Jesus está falando aqui para Natanael que ele veria Jesus em sua forma gloriosa e coisas que jamais haviam sido vistas na terra.
Por isso, hoje, se você está sendo convidado por nós ou por uma pessoa próxima a você a conhecer Jesus, aceite! Venha e veja! Ele é o Filho de Deus, nosso Salvador e Cordeiro que se entregou em nosso lugar para nos livrar do poder da morte eterna. Ele tem muito para te mostrar, coisas maravilhosas das quais você ainda não viu nem conhece. Venha e Veja!
Oração:
“Jesus, eu quero Te conhecer. Eu quero Te conhecer como nunca conheci, Te ver como nunca vi ninguém. Quero presenciar as coisas maravilhosas que o Senhor quer me mostrar. Por isso estou aqui. Eu quero Te seguir por toda a minha vida. Transforme meu coração e me purifique para que eu seja parecido Contigo. Eu quero ser Teu discípulo, quero andar com Você, por isso me rendo a Ti. O Senhor é o Filho de Deus! Em Teu poderoso nome, eu oro.”
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.