Muitos filmes e desenhos nos mostram a dificuldade de um cidadão comum chegar à presença de um Rei. Na nossa realidade, podemos observar isso também, e bem melhor, seja para termos acesso aos governadores do nosso país ou àqueles que tenham algum direito de poder relevante. Há muita burocracia para isso e outras pessoas que representam essas autoridades, limitando a chegada até eles. Seria interessante se tivéssemos acesso livre a eles, tanto para expor ideias, para cobranças do seu trabalho ou, até mesmo, para um café com um bate-papo sobre a vida cotidiana.
Mas, melhor do que termos livre acesso a pessoas assim, é saber que temos liberdade para chegarmos ao Rei dos reis. Isso mesmo! Deus, o Criador de todas as coisas, o Todo-poderoso, nos permite estar juntos dEle!
Houve um tempo em que, para se chegar diante da presença santa de Deus, era necessário um intermediário, alguém que representasse as pessoas para Deus e Deus para as pessoas. Este era denominado sacerdote, uma pessoa consagrada, e que levava e realizava os sacrifícios do povo diante de Deus, para que, assim, os pecados fossem encobertos. Mas estes sacerdotes também tinham falhas e pecados, portanto, tinham que oferecer seus sacrifícios por seus próprios pecados e, depois, pelos dos outros. E isso constantemente (“Segundo a antiga aliança, os sacerdotes permaneciam diante do altar dia após dia, oferecendo sacrifícios que jamais podiam tirar os nossos pecados.” Hebreus 10:11).
É triste saber disso, porque no início, quando Deus criou o ser humano, o criou com acesso livre a Ele. Deus, o Criador, o grande Rei, vinha até o homem para se relacionar. Mas, com o pecado, tudo mudou. O acesso a Deus foi restringido, pois Ele é santo, e não tolera o pecado.
No tempo de Moisés, Deus deu instruções ao povo de como seria o perdão de pecados, quais as condições para isso e quais as atitudes a serem tomadas para pessoas específicas estar diante dEle. E isso seria através dos sacerdotes e sacrifícios. Não havia mais livre acesso a Deus.
Mas, felizmente, foi concretizado um plano mais que perfeito para que isso fosse abolido!!! A separação entre Deus e as pessoas foi extinguida! Hoje, por intermédio de Jesus Cristo, temos acesso ao próprio Rei, e ainda mais, somos convidados a fazer parte do Seu reino. Por muito tempo, não se pôde chegar à presença de Deus sem os rituais e sem os sacerdotes para representar as pessoas. No entanto, hoje Jesus nos permite termos um relacionamento com Deus e estarmos perto do grande Rei (“Ora, onde os pecados já foram perdoados de uma vez para sempre, não há necessidade de oferecer mais sacrifícios por eles. E assim, queridos irmãos, por causa do sangue de Jesus, nós agora podemos entrar no Santo dos Santos. Este é o caminho novo, recém-aberto e vivificante que Cristo nos franqueou por meio da cortina, isto é, do seu corpo humano. E, visto que esse nosso grande sumo sacerdote governa sobre a casa de Deus, vamos diretamente ao próprio Deus, com o coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa da culpa, confiando plenamente que ele nos receberá, porque o sangue de Cristo já foi salpicado em nós para nos purificar, e porque já fomos lavados com água pura.” Hebreus 10:18-22).
Jesus é o novo sacerdote, sem pecado, perfeito e eterno. É o único mediador entre Deus e o ser humano. Ele se ofereceu como sacrifício, e pagou o preço pelos nossos pecados de uma vez por todas, e esse ato foi suficiente para que o perdão de Deus chegasse a nós.
E Jesus não só nos permite ter acesso livre a Deus, como também nos chama para fazer parte do Seu reino. Você não precisa ir embora depois de conversar com Deus, você pode estar constantemente em Sua presença, e mais, ser sacerdote de Deus, ou seja, ter acesso direto a Deus e expressar Sua imagem àqueles que ainda não pertencem a esse reino (“Ele [Jesus] nos ama sempre e nos libertou dos nossos pecados ao derramar o seu sangue por nós. Ele nos reuniu no seu reino e nos fez sacerdotes de Deus, o seu Pai. A ele seja dada glória eterna! Ele reina para sempre! Amém!" Apocalipse 1:5-6). Aqueles que aceitam Jesus como seu remidor e entregam seus pecados a Ele, permitem ser lavados e purificados pelo Seu sangue, e assim, podem usufruir da presença santa de Deus, podem fazer parte do Seu reino santo. E fazer parte do Seu reino significa permitir que o Rei tenha autoridade sobre você, viver uma vida que O agrade, ou seja, santa (o Espírito Santo te capacita a isso), e expandir o reino, anunciando o amor e justiça de Deus aos outros (“...vocês são sacerdotes do Rei, são santos e puros, um povo que pertence ao próprio Deus - tudo isso para que vocês possam anunciar como Deus os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. Antes vocês não chegavam a ser povo; agora são o povo de Deus. Antes vocês sabiam muito pouco da misericórdia de Deus; agora a própria vida de vocês foi mudada por ela.” 1 Pedro 2:9-10).
Se você deseja ter acesso a Deus e participar do Seu reino, peça para que Jesus o(a) purifique dos seus pecados, abra mão das suas próprias vontades, e tenha um coração sincero e uma fé firme de que Deus, o Todo-poderoso, te receberá de braços abertos. Afinal, o Rei dos reis te ama e te quer por perto!
Oração:
Senhor Jesus, te agradeço por me reconciliar com Deus; te agradeço pois, por Seu intermédio, tenho acesso livre a Deus, e posso me achegar sem culpa à Sua presença. Obrigado(a) por me convidar a fazer parte do Seu reino santo. Me ajude e me capacite a viver uma vida em santidade, em obediência ao Senhor, e anunciando o Teu reino, Teu amor e Tua justiça. Oro em Teu nome. Amém!
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.