Uma pesquisa científica desenvolvida por um psicólogo especialista em desenvolvimento humano e professor em ciências da família e antropologia na Universidade de Connecticut nos Estados Unidos, abordou uma interessante descoberta. Nessa pesquisa constatou-se que a presença paterna possui maior influência no desenvolvimento comportamental dos filhos do que a presença materna. Isso porque a presença paterna traz segurança emocional e elevação da autoestima do filho. A figura do pai é fundamental para a criança no processo de descobertas do mundo. Quando se encontra na ausência dessa referência, ela se sente menos segura, incapaz, menos amada e desenrola sentimentos de inferioridade.
Quando os filhos crescem e se mudam da casa dos pais, o sentimento de insegurança e medo do futuro é evidente. Isso porque agora a figura protetora e provedora não estará diariamente presente para socorrer quando preciso. Se encontrar fora dessa comodidade familiar faz com que o filho, com as ferramentas que tiver, consiga enfrentar sozinho os desafios da vida adulta.
Diferente da paternidade terrena, a paternidade de Deus é suprema. Humanamente, o pai tem seu primeiro contato com o filho quando ele nasce, diferente da mãe que tem essa conexão profunda antecipada devido a gestação. Já o Senhor Deus, nosso pai celestial, nos conheceu antes mesmo de nascermos. Não apenas nos conheceu, como nos desejou e nos amou. O rei Davi escreveu um salmo constrangido pelo amor de Deus que declara: “O Senhor conhecia perfeitamente cada osso do meu corpo que estava sendo formado enquanto eu ainda estava no ventre da minha mãe, como a semente que cresce debaixo da terra. Antes mesmo de o meu corpo tomar forma humana, o Senhor já havia planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no seu livro, antes de qualquer um deles existir!” (Salmo 139:15-16). E isso é fantástico!
Mas a relação de paternidade com Deus é muito mais profunda, pois não nascemos filhos legítimos Dele devido ao pecado, porém, Ele nos amou e nos adotou! Ele te amou e te adotou! Ele te escolheu! Ele te deu um nome! E ninguém pode tirar isso de você. "O próprio Espírito fala no íntimo dos nossos corações, dizendo-nos que somos realmente filhos de Deus." (Romanos 8:16) E essa é a confirmação de que somos Seus filhos, adotados através do sangue de Jesus.
Se você teve ausência da presença do seu pai na Terra, saiba que seu Pai celeste está e sempre estará presente para você. Da presença Dele, você nunca terá falta! Ele nos deu a vida eterna junto Dele, por isso podemos viver uma vida sem inseguranças ou tristezas, pois estamos cobertos pelo sangue de Cristo e nada nos tirará isso. “Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte?.... Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor. ” (Romanos 8:35, 37-39).
Na lógica da justiça humana, não merecíamos tamanho amor redentor. Esse amor que nos recebe de braços abertos mesmo sujos, mesmo errantes, ainda que distantes Dele. Ele nos ama como somos e nos recebe como estamos, mesmo com os nossos 1 bilhão de fraquezas e erros, pois o Pai perdoa cada um deles, seja grande ou pequeno. O amor do Senhor é incondicional e Seu perdão é sem fim.
Por isso, quando você se sentir para baixo ou inseguro de si, lembre-se que você tem um Pai. Esse Pai nunca te abandonará! Nada pode te separar Dele! Faça como Jeremias e se recorde deste amor que te alcançou, então sua esperança será renovada. “Eu quero lembrar aquilo que pode me dar esperança na vida. O grande amor de Deus nunca termina. A única razão por não sermos completamente destruídos é a misericórdia do Senhor. Ela é inesgotável. Ela se renova a cada manhã; grande é a sua fidelidade. O que eu realmente quero na vida é o Senhor; viver junto dele. Por isso colocarei toda a minha esperança nele. O Senhor é bom para aqueles que confiam nele, para aqueles que o procuram de coração. Vale muito esperar com paciência a salvação do Senhor. (Lamentações 3:21-26)
Renda-se sem reservas a esse amor. O Pai nunca vai te abandonar, nunca te decepcionará. Confie Nele, se dedique a Ele, busque-O, pois, quando entendemos que NADA nos separará do amor de Cristo, de sermos filhos de Deus e de sermos agraciados pela salvação, o medo e as incertezas não podem mais nos atingir, não podem tirar nosso foco. Não deixe a insegurança, medo, tristeza, inferioridade ou qualquer sentimento te dominar, senão o amor de Deus.
“E oro para que Cristo habite em seus corações, à medida que confiarem nele, e que vocês aprofundem suas raízes no solo do amor maravilhoso de Deus; e que vocês, junto com todos os filhos de Deus, possam compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo; e por si mesmos possam experimentar esse amor, embora seja ele tão grande que vocês nunca verão o seu fim, nem o poderão conhecer ou compreender completamente. E dessa maneira, vocês ficarão cheios de toda a plenitude do próprio Deus.” (Efésios 3:17-19).
Pai, como é bom ter a certeza de que sou seu filho(a). Que você me amou e me ama tanto, que deu seu filho legítimo, seu primogênito, para morrer no meu lugar e me dar salvação e vida eterna. Obrigado por me amar com amor tão grande que não consigo compreender. Um amor sem fim, imutável. Quero estar mais próximo de Você e ser cheio cada vez mais do Seu amor. Em nome de Jesus, amém!
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.