Quando a mudança de rota exige esforço


O que te impede de alcançar seus objetivos? A falta de tempo, ou falta de foco, ou agenda cheia? Ou poderia ser a falta de referência, ou alguém que te inspire a perseverar?

Se a mudança de rota exige algo maior que te encoraje, então busque referências, busque andar com quem já trilhou o mesmo caminho e venceu. 


Para seguirmos em frente, sem desanimarmos, precisamos de um objetivo a ser alcançado. 

A vida, por vezes, nos exige velocidade. Alguma situação inesperada, algo que exija de nós um conjunto de ações e atitudes assertivas. Sem haver possibilidade de desistência. Questão de vida ou morte. Pelo menos em um cenário onde desistir não é uma opção aceitável. 

Os desafios por vezes vão além, nos vemos envolvidos com problemas que nos causam medo ou sensação de limitação e insuficiência. 

Onde encontrar o autocontrole? Onde encontrar razões suficientes para mudança de rota? O que pode ser tão poderoso que nos dê a força que muitas vezes nos falta?


Nas Escrituras Sagradas temos a indicação de como devemos prosseguir. Quando a mudança de rota envolve renunciar o próprio eu, o pecado, o peso da culpa e as oposições do dia a dia.

As Sagradas Escrituras nos revelam:

“ …Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus. Pensem no sofrimento dele e como suportou com paciência o ódio dos pecadores. Assim, vocês não desanimem, nem desistam.”  Hebreus 12:1-3


Nossa visão precisa estar firmada em quem é a própria fonte de alegria, de perseverança, de paz e de ânimo duradouro. Tudo o que Jesus é, tudo que Ele foi quando estava aqui na terra, servem de referência, nos trazem um norte e nos dá forças para continuarmos em frente.

Se o caminho que estamos trilhando não é nada agradável, nos traz peso, dúvida, falta de paz, pode ser que ele precise ser alterado, pode ser que uma mudança maior seja necessária. 

Nas Sagradas Escrituras, Jesus revelou que Ele é o Caminho, Ele é a Verdade e é a Vida!

Hoje podemos mudar de caminho, alinhar as coisas, ajustar a vida, e sermos livres do pecado e do peso da culpa. Podemos trilhar o caminho reto, com alegria. Podemos nos ver livres de tudo que nos prende e nos atrapalha.

Entregando para Deus a vida e pedindo para que Ele cuide de tudo e nos coloque na rota certa. 

Jesus nos diz assim: “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” João 16:33


Se o caminho não está te trazendo sinais de certeza, mas de muita dúvida e até tristeza, por que não mudar? Se o caminho que está sendo trilhado é duvidoso, por que não trilhar um caminho novo, mudar as decisões, ressignificar tudo? 

O peso do pecado, a culpa pelos erros cometidos, os sentimentos das coisas não resolvidas, o perdão não dado, tudo isso nos atrapalha, e ofuscam nossa visão, tirando nossos sentimentos do equilíbrio e trazendo confusão e perturbação à nossa mente.

O caminho que está sendo proposto é um caminho de paz, porém, de espinhos também, mas o fim dele é a Salvação. 

As Sagradas Escrituras também nos revelam: “Entrem pela porta estreita, porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho.  A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho.” Mateus 7:13-14

A mudança de caminho precisa da nossa decisão, precisa do nosso arrependimento, precisa do nosso esforço. Mas Jesus nos dá forças para vencermos todas as coisas. Pois Ele mesmo pode viver em nós e nos dar tudo o que precisamos para vencermos a cada dia.


“Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no SENHOR, renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”

Isaías 40:30-31

Esperar em Deus é a chave para renovar as forças. Olhar para Jesus, é a chave para suportar as oposições. As Sagradas Escrituras são o pão que alimenta a alma e o espírito, a verdade que liberta, e o caminho da Salvação.