Muitos se perguntam se este é o tempo do fim, se o mundo está acabando, se Jesus já está para voltar. Muitos ainda desejam o apocalipse, acham incrível tudo o que está relatado no livro do fim, descrito na Bíblia, e parece que querem viver cada parte do que está relatado lá. Mas se esquecem que haverá um juízo, e aqueles que não estiverem verdadeiramente ao lado de Jesus, irão para a morte eterna.
O apóstolo Paulo, na segunda carta a Timóteo, no capítulo 4, versículos 1 ao 5, diz assim: “Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu Reino, peço a você com insistência que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Mas você seja sóbrio em todas as coisas, suporte as aflições, faça o trabalho de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.”
Ele também relata o que acontecerá no tempo próximo ao fim. Onde as pessoas não suportarão a sã doutrina, ou seja, não aceitarão a Palavra de Deus como ela realmente é. Paulo vai um pouco mais a fundo, dizendo que, além das pessoas procurarem apenas aquilo que querem ouvir, aquilo que lhe traga um sentimento bom, que traga um autocontentamento, elas estarão se entregando às fábulas. Isso mesmo, Paulo diz que tudo aquilo que não condiz com a Palavra de Deus é fábula, é invenção.
Podemos compreender que esse tempo que Paulo diz que virá, já chegou. Estamos vivendo nele. Podemos observar que muitas pessoas estão longe da sã doutrina, estão querendo ouvir apenas aquilo que lhe faz bem, que anima, que incentiva, que fala que vai enriquecer.
Como vimos, Paulo diz para Timóteo pregar a Palavra de Deus insistindo, quer seja o “momento certo”, quer não. Fala para corrigir, para repreender e para exortar. Quem gosta de ser corrigido, ser repreendido, ser exortado? Porém, Paulo deixa claro para Timóteo, “com toda paciência e doutrina”. Quando pessoas vêm até nós nos repreendendo ou chamando nossa atenção, não com grosseria e estupidez, mas com paciência, baseado na Palavra de Deus, temos que dar ouvidos.
A questão não é simplesmente falar o que é bom ou o que é ruim. Não é simplesmente terem pastores que chamam a atenção toda hora, por qualquer coisa, ou terem pastores que só falam de prosperidade e bençãos. Mas é falar baseado na Palavra, o que Paulo chama de “sã doutrina”.
Veja, a vontade de Deus é boa, agradável, perfeita. A Palavra de Deus é A verdade. Em João 8:31 e 32 diz: “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". A Palavra é a verdade, e só a verdade liberta. Mas além disso, Jesus fala para permanecer firmes na Palavra dEle, para ser discípulo de verdade, ser filho de Deus.
Entenda, Deus quer ser nosso Pai. Um pai, por ser mais velho e mais experiente que o filho, muitas vezes vai chamar a atenção do filho, vai repreendê-lo, mas faz isso por amor, porque sabe que o filho está fazendo algo que vai ser prejudicial a ele mesmo e sabe que fazendo de outra forma, vai ser melhor. Quanto mais Deus, o Criador, o Onisciente, que conhece todas as coisas e sabe o que vai ser bom e o que vai ser ruim para nós.
Ouvir o que é prazeroso, é bom. Ouvir que você está certo, é bom. Ouvir que você vai ser bem sucedido, é bom. Mas ouvir que você está errado, que precisa corrigir alguma coisa, vindo da parte de Deus, é muito melhor. Mostra que você é amado, que Deus quer que você viva bem, que Deus quer te dar o melhor. "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.” Isaías 55:8 e 9.
Busque ouvir a Deus. Busque estar firmado em sua Palavra. Busque falar apenas da sã doutrina, e não daquilo que você gostaria que fosse a sã doutrina. Não se desvie do conselho do Senhor. Tudo o que Ele nos diz e direciona sempre será para o bem, para nos tornar parecidos com Ele. Se você for repreendido, ouça, analise, e mude de rota ou sua maneira de ser, se for preciso, para ser como Jesus é.
Oração:
“Senhor, obrigado pela Tua Palavra, que é santa, agradável, perfeita. Me ajuda a entender isso, a ouvir o que a Tua palavra diz de fato, e não aquilo que eu quero ouvir, porque minhas vontades e pensamentos não são nada comparados com a Tua vontade e os Teus pensamentos. Me ajuda a ficar firme na sã doutrina, e a falar apenas o que o Senhor deseja. E acima de tudo, permanecer no Teu amor, transmitindo aos outros a Tua verdade com paciência, amor e sabedoria. Em nome de Jesus, amém.”
(Paulo César Baruk)
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.