Acorda cedo, toma café, se veste, despede da família e vai para o trabalho. Volta para a casa, brinca com as crianças, dorme. Acorda cedo, se veste, despede da família e vai para o trabalho. Hora extra. Precisa ficar até mais tarde. Já é noite, volta pra casa, dorme. Acorda cedo, vai para o trabalho. É sexta! Hora extra de última hora… Já é noite, mas amanhã é sábado e virá o descanso. Volta pra casa, dorme. Toca o telefone no primeiro horário. Hora extra de novo…
Já reparou como temos facilidade de deixar nossas vidas em segundo plano e priorizar nosso trabalho? Quando mal percebemos, estamos tão envolvidos que o dia passa e não fizemos nada para nós mesmos ou em prol da nossa família, por conta do trabalho. E assim vai um, dois, três dias, anos talvez, e a nossa vida passa e a única coisa que fizemos foi trabalhar. Não sei se você se sente ou já se sentiu assim em algum momento, mas sabia que, trabalhando uma carga horária comum no Brasil, pelo menos 8 anos da sua vida são gastos no trabalho (considerando 365 dias por ano e 24 horas ininterruptas)?
Trabalho não é ruim. Pelo contrário! Nos possibilita ter independência financeira, conquistar a tão sonhada casa, o primeiro carro, pagar aquela faculdade dos sonhos e proporcionar o mínimo de conforto possível para a nossa família e nós mesmos. Porém, ele não deve ser o número 1 das nossas prioridades. A força que temos em nós mesmos e o fruto do nosso trabalho não possuem valor nenhum em si mesmos. É em vão se esforçar tanto, se não for o Senhor o nosso provedor e nosso protetor.
Salomão, em sua grande sabedoria, traz uma reflexão poderosa no Salmo 127. Nos versículos de 1 a 3, ele diz o seguinte: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede sustento aos seus amados enquanto dormem”. Não sei você, mas quando leio esse texto, me vem a seguinte ilustração: uma pessoa inexperiente tentando construir uma casa sem ajuda de um bom empreiteiro. Ela se esforça, e pode até conseguir finalizar muito bem (após assistir milhares de vídeos no Youtube), mas a experiência de só quem já construiu várias casas e sabe que se um passo não for bem executado pode levar o comprometimento da construção, ficou de fora. A mesma coisa um soldado ficar de vigia na guarita do batalhão do quartel. Ele por si só não vai conseguir defender vários ataques ocorrendo simultaneamente em vários lugares. Ele terá a visão limitada apenas da região que seu campo de visão alcança. Entende?
Deus quem tem poder (Onipotente) e nos capacita para edificar nossa casa. Deus tudo vê e conhece (Onisciente) e é quem nos dá a segurança e nos guarda dos ataques do inimigo. Ele é sempre presente (Onipresente) e sabe de tudo o que precisamos e provê as nossas necessidades. Por isso, é inútil levantar tão cedo e dormir tão tarde trabalhando para conquistar aquilo que precisamos e almejamos, se o Senhor não for o mantenedor das nossas vidas. Pois, enquanto dormimos e descansamos Nele, Ele mesmo providencia o nosso alimento, necessidades diárias e recursos para além disso, recursos para a realização dos nossos sonhos.
De maneira oposta à dependência de Deus, o mundo coloca como fundamento para uma vida empoderada, sermos “donos” do nosso futuro, sermos responsáveis pelo nosso sucesso financeiro e tantos outros enganos. Contudo, não temos forças em nós mesmos e é um grande erro pensarmos assim. É tolice se esgotar quando há um Pai misericordioso com as mãos cheias de bênçãos para nos dar, se apenas nós confiarmos e descansarmos nosso coração Nele.
Não estou dizendo que você não deve trabalhar ou se esforçar no seu trabalho. Muito diferente disso. O que faz parte das nossas ações naturais, devemos fazer e muito bem feito - “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.” Colossenses 3:23-24 - como se fosse para Deus. Porém, o sobrenatural vem Dele e não precisamos “nos matar” de tanto trabalhar para conquistar isso, porque a palavra Dele nos garante que “aos Seus amados Ele dá enquanto dormem”. Então, entenda o limite que você tem. Se esforce sim, faça o seu melhor sim, mas não coloque isso como pilar da sua vida. Aprenda a descansar no Senhor, sabendo que Ele é uma fonte inesgotável e deseja que aprendamos a descansar e confiar Nele em primeiro lugar e não no nosso próprio esforço. Trabalhe, porém descansando.
Pai amado, obrigado por prover tanto em minha vida. Por me ajudar e sustentar em tudo o que preciso. Me faz entender que nenhum esforço, sem ter o Senhor, é útil. E me ajude a confiar em Ti como minha principal fonte de renda, porque só o Senhor para me dar saúde, forças e disposição para que eu realize meus afazeres diários. Que eu aprenda sempre a descansar em Ti e a entender que ainda que eu esteja repousando, o Senhor cuida de mim.
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.