Imagine a situação: você está em uma festa de casamento e, do nada, alguém vem e fala: “Acabou a comida”. Você olha para o lado e está aquela fila de convidados esperando para se servir, porém, não há mais comida. Seria uma situação meio embaraçosa, não é?
Na Bíblia, temos uma situação parecida com essa, descrita no evangelho de João, capítulo 2 e versículos de 1 a 12. O relato conta que a família de Jesus foi convidada para um casamento, e eles foram. Naquela época, era comum as festas de casamento durarem em torno de 7 dias, onde os convidados ficavam com os noivos e suas famílias, se alegrando, comendo e bebendo. Mas chegou um momento da festa onde alguém surge com a informação: “Acabou o vinho”. Naquela época também, o vinho tinha grande importância, pois representava abundância, alegria, como se fosse uma prova de que os noivos estavam felizes por receberem os convidados. E imagina o que aconteceria se todos os convidados da festa soubessem que o vinho tinha acabado? Seria uma grande vergonha para os noivos e suas famílias.
Mas, no meio de todo esse caos, estava Jesus.
Ele, por sua vez, estava apenas se alegrando pelos noivos, junto com sua mãe e seus discípulos. Maria, sua mãe, fica sabendo do acontecimento e, de imediato, vai até Jesus, pois sabia quem de fato Ele era, e que só Ele poderia fazer alguma coisa para ajudar naquela situação. Apesar de Jesus ter mencionado que ainda não havia chegado a hora dele (entende-se que Jesus ainda não queria se expor como Filho de Deus), Maria insiste e demonstra fé, dizendo aos serventes para fazerem tudo o que Jesus dissesse. Então, Jesus, que tem imensa compaixão pelas nossas vidas, decide ajudar.
Manda os servos encherem de água seis talhas de pedra, que eram um tipo de vaso de pedra, onde se colocava água para a purificação, ou seja, quando os judeus chegavam em casa, eles usavam essa água para limpar as mãos e braços, e jogarem nos pés também. Assim que encheram todas as talhas, Jesus manda servir a água para o encarregado da festa, que era quem experimentava o vinho antes de servi-lo. Quando o encarregado prova aquela “água”, fica surpreso. A surpresa dele se refere ao costume daquela época, que era primeiramente servir um vinho de melhor qualidade, para que todos pudessem beber fartamente dele e, passado alguns dias de festa, com o paladar dos convidados já alterado, não mais exigente, eles passavam a aproveitar os dias restantes da festa para se alegrarem com os noivos. Então, era servido um vinho de qualidade inferior, para a festa ter continuidade. Porém, o vinho que o responsável da festa experimentou era de altíssima qualidade, era o vinho que Jesus tinha feito a partir daquela água. Esse foi o primeiro milagre que Jesus realizou, e os seus discípulos creram nele.
Esse relato é muito interessante e com muitos detalhes importantes. Porém, vamos focar em apenas alguns. Primeiramente, a escolha do recipiente que Jesus usa para colocar a água. As talhas de pedra, como já vimos, era o lugar onde ficava a água da purificação. Podemos compreender que as talhas são o sistema religioso, que visa a purificação das pessoas. No relato, elas estavam vazias. O sistema religioso é vazio por si só. A religiosidade está sendo pregada de forma aparente, podendo ser muito lindo e limpo por fora, mas por dentro, não há nada. Quando Jesus pede para usarem esses recipientes, estava querendo nos mostrar que não há purificação por nós mesmos, não há quem possa se auto purificar, pois somos vazios por dentro. Não importa o quão bonito eu me apresente, o quão santo eu diga que sou, por dentro, é só vazio.
Jesus fala para os servos colocarem água nas talhas até a borda, mostrando que a água precisa preencher todo o nosso ser, preencher todo o espaço, cada área de nossa vida. Jesus não só é a água como Ele é a ÁGUA VIVA! Só Ele pode preencher por completo nosso ser, nos purificando completamente e trazendo, de fato, a vida que só Ele dá.
Logo em seguida, Jesus pede para os servos levarem a água ao responsável pela festa. E, ao fazerem isso, a água é transformada em vinho. Quando o responsável bebe, fica impressionado com a qualidade do vinho. Nós somos os servos de Deus. Quando nos deixamos ser preenchidos com a água de Cristo, somos purificados, transformados, e aí meu amigo, Jesus fala: “vai, sirva dessa água”. E a água é transformada em vinho! É quando deixamos transbordar aquilo que Deus encheu até a borda em nossas vidas: o seu Espírito, a Sua presença. E quando as pessoas provarem, vão dizer: “esse, de fato, é o melhor vinho que já experimentei na vida!”
Se servirmos a Deus de coração e com toda a nossa fé, com certeza Ele vai nos usar para alcançar vidas, demonstrando o grande amor e compaixão do nosso Pai.
Oração:
"Pai, venho perante Ti com um coração cheio de fé, assim como o de Maria naquele dia. Peço que me encha da Água da Vida, da Tua presença, não quero ser como aquelas talhas de pedra, que eram para purificação, mas estavam vazias, quero ser cheio da Tua poderosa graça e do Teu grandioso amor, a ponto de transbordar. E que eu possa, por onde for, derramar da Tua presença, para que pessoas sejam transformadas por Ti e, de igual forma, não serem talhas vazias, mas serem cheias de Ti. Em nome do Teu Filho Amado, Jesus Cristo. Amém"
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.