Muitas vezes podemos ter presenciado, ou até mesmo passado, pela seguinte situação: Alguém chega e pergunta: “você pode fazer tal coisa?” ou “sua igreja permite tal coisa?” e a pessoa responde: “não, minha igreja não permite” ou “não, meu pastor não deixa”. Aqui temos uma clara situação onde essa pessoa ainda não entendeu realmente a libertação que Cristo dá, e pior, demonstra aos outros essa falsa liberdade.
Deus não nos chama para uma falsa liberdade, uma liberdade cheia de regras e proibições. Ele nos chama para uma verdadeira liberdade! “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32 ; “Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” João 8:36.
Mas não se engane! Essa liberdade que Cristo nos dá, não é para fazer aquilo que nos “der na telha”, não é para viver da forma que quisermos!
Vamos observar a Palavra de Deus, em 1 Pedro 2:11-17: “Amados, peço a vocês como peregrinos e forasteiros que são, que se abstenham das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, tendo conduta exemplar no meio dos gentios, para que, quando eles os acusarem de malfeitores, observando as boas obras que vocês praticam, glorifiquem a Deus no dia da visitação. Por causa do Senhor, estejam sujeitos a toda instituição humana, que seja o rei, como soberano, quer seja às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. Como pessoas livres que são, não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; pelo contrário, vivam como servos de Deus. Tratem todos com honra, amem os irmãos na fé, temam a Deus e honrem o rei.”
Vamos dividir esse trecho em 4 partes.
Primeiro, Pedro diz algo peculiar. Ele diz quem somos: peregrinos e forasteiros aqui, ou seja, estamos aqui na Terra apenas de passagem, pois, como filhos de Deus, somos herdeiros dos céus. “Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.” João 14:2-3.
Segundo, ele revela que há uma guerra interna, os desejos da carne contra a alma, e em meio a ela, devemos escolher nos manter com Deus, tendo postura, para que quando alguém for nos acusar de algo, vendo a nossa postura, nossas escolhas, nossas boas obras, possa glorificar a Deus. “Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.” Gálatas 5:16-17.
Terceiro, por causa de Deus, para mantermos seguindo a Sua vontade, nós devemos estar sujeitos a toda instituição humana que tenha autoridade sobre nossas vidas, em todas as escalas. Essa é a vontade de Deus. E isso também é uma demonstração de boas obras, uma demonstração de que não somos daqui, somos de um reino celestial, onde estamos sim, debaixo de uma autoridade, onde somos filhos, mas também servos do Deus Altíssimo. “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.” Romanos 13:1-2.
Quarto, Pedro revela o nosso estilo de vida. Somos livres! Uma liberdade completa e clara, e não devemos desperdiçá-la, usando-a como desculpa para fazermos as nossas próprias vontades, que muitas vezes são más, pois somos humanos e queremos sempre nos dar bem em tudo, mas essa liberdade de Cristo é algo que vai muito além de fazermos aquilo que queremos. Vimos que somos peregrinos e forasteiros aqui, e que por isso, devemos enfrentar essa guerra interna entre carne e Espírito, tomando uma postura, escolhendo o lado do Espírito e termos uma conduta exemplar, glorificando a Deus, sendo sujeitos às autoridades, que foram instituídas pelo próprio Deus. E tudo isso nos leva à questão chave: SOMOS LIVRES! Vivendo essa liberdade, da maneira que ela é, ou seja, não vivendo para nós, mas para Deus, optando por seguir Seu caminho, escolhendo obedecer aos Seus preceitos e colocando a vontade Dele acima da nossa, transmitiremos aquilo que Cristo é! Tratando ao próximo com honra, com amor, demonstramos a liberdade que Deus nos deu. “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” 2 Coríntios 3:17.
A liberdade divina vai além das coisas mesquinhas que imaginamos quando pensamos em liberdade. Nosso maior exemplo é Jesus Cristo, que mesmo sendo Deus, mesmo sendo Rei Eterno, Ele veio à terra, se humanizou, e decidiu - Ele, com toda liberdade do universo - escolheu passar por toda a dor e sofrimento, e morrer em nosso lugar, pelos nossos pecados, a fim de nos dar a verdadeira liberdade! Somos livres para escolher seguir o caminho de Deus, não estamos mais presos e sob o império de Satanás, nosso futuro não é mais morte e pranto eternos, mas, pela liberdade que Cristo nos dá, podemos escolher nos render à Deus e sermos restaurados, sermos purificados, sermos reconhecidos como filhos Dele e termos a vida eterna!
Permita sentir essa liberdade em sua essência! Com certeza você será uma outra pessoa!
“Jesus Cristo, entre em meu coração, enche a minha vida com essa liberdade celeste que só Você tem! Coloque em mim a fé e a certeza de que eu estou como forasteiro aqui nessa terra, que eu fui adotado por Ti como filho. Que nessa guerra que há dentro de mim, eu escolha o Teu lado, Jesus, me dê forças. Que eu sempre esteja sujeito às autoridades que foram ordenadas por Ti, pois se eu não consigo me sujeitar à uma autoridade humana, como me sujeitarei a Tua autoridade em minha vida? Me ajude e me sustente. E que assim, minha vida, meu ser, minhas atitudes, sempre estejam baseados e firmados na Tua liberdade, que é a verdadeira liberdade, uma liberdade completa e realmente libertadora. E que ela transborde em minha vida, atingindo e contagiando outras pessoas, para que Teu amor seja espalhado e Teu nome glorificado. Isso Te peço em Teu poderoso nome, amém.”
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.