João Batista… ah, João Batista. O que dizer de João Batista? Vamos começar pelo início.
No capítulo 1 do livro do apóstolo Lucas, antes de iniciar a história do nascimento de Jesus, existe a história do nascimento de João Batista, primo de Jesus. Seu nascimento foi anunciado a Zacarias (seu pai), um dos sacerdotes da época, pelo anjo Gabriel, sendo que sua mulher, chamada Isabel, era uma mulher estéril. Zacarias, mesmo sendo justo, segundo o relato bíblico, duvidou da palavra do anjo, e por este motivo ficou mudo até o nascimento de seu filho. E a palavra do anjo Gabriel era exatamente: “Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele, pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor". Lucas 1:14-17.
E assim se cumpriu a palavra do anjo. João Batista foi um grande profeta, pois anunciou a chegada de Jesus, o Messias.
Porém, João sempre era muito questionado pelos fariseus, os mestres da lei daquela época, pois era avesso a tudo o que eles faziam e pregava o arrependimento, dizendo que muitos eram hipócritas e que precisavam se arrepender para receber, de fato, a misericórdia de Deus.
Vemos no livro do apóstolo João, no capítulo 1, esse relato: Esse foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era. Ele confessou e não negou; declarou abertamente: "Não sou o Cristo". Perguntaram-lhe: "E então, quem é você? É Elias? " Ele disse: "Não sou". "É o Profeta? " Ele respondeu: "Não".Finalmente perguntaram: "Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio?" João respondeu com as palavras do profeta Isaías: "Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ ". Alguns fariseus que tinham sido enviados interrogaram-no: ‘Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta?’ Respondeu João: ‘Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar’.
Tudo isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando. No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: ‘Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim. Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel’. Então João deu o seguinte testemunho: ‘Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele’.” João 1:19-32
João Batista se define como sendo “A voz” que clama por um caminho reto para Deus. E ele viveu pregando esse caminho reto, pregando o arrependimento até o dia de sua morte, quando foi contra o casamento de Herodes, o governador da região naquela época, com a esposa de seu meio-irmão, e por isso, Herodes mandou matá-lo.
Na região do Oriente Médio, naqueles tempos, era comum quando um rei estava se dirigindo a uma cidade, enviar um servo à sua frente, para anunciar àquela cidade a chegada desse rei. E João Batista se declara assim, como sendo “a voz”, o servo que estava anunciando a chegada do seu Rei. João predizia a chegada de Cristo, e dizia que não era digno nem de desamarrar as sandálias dele. João Batista ainda teve a honra de batizar Jesus, quando Ele veio até João nas margens do rio Jordão. Quando Jesus está chegando perto, João Batista, “a voz”, faz uma das declarações mais lindas da Bíblia, dizendo: “Este é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”
João não se calou em nenhum momento, cumpriu em toda sua vida aquela profecia que o anjo Gabriel deu ao seu pai Zacarias. Ele foi “a voz” perante os mestres da lei, na frente do próprio Cristo, e até mesmo perante o governador máximo daquela região. Ele sempre anunciou aquilo que Deus o conduzia a falar. Realmente foi “a voz”, foi o servo a frente do seu rei, que anunciava sua chegada.
Assim como João Batista, hoje temos a possibilidade de sermos “a voz”. De anunciar a chegada do nosso Rei, que está vindo. Não podemos nos calar, nos intimidar por alguém ou alguma coisa. JESUS CRISTO VIVE E ESTÁ VOLTANDO! Se entregue a Deus de todo seu coração, e entenda que anunciar a Jesus, anunciar Sua lei, anunciar Seu amor por onde formos, é uma grande honra. E quando perguntarem quem você é, diga: “eu sou a voz, que anuncia a chegada do Rei!”
Oração:
Jesus, o Senhor é o Rei, é o meu Deus. Que o Senhor possa me encher com a Tua autoridade para que eu anuncie, por onde for, a Tua vinda, as Tuas leis, o Teu grande amor. Obrigado pela honra de estar Te servindo, pelas bênçãos que tem derramado sobre mim. E como João Batista, que eu possa Te servir, e ser um anunciador da Tua vinda. Em Teu nome, amém.
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.