Muito se confunde a sabedoria como sendo o possuir muito conhecimento. Saber tantas coisas sobre os mais diversos assuntos, ter argumentos para todo o tipo de conversa, entender profunda e detalhadamente algo tão complexo… talvez você considere sábio alguém que tenha essas capacidades.
A Bíblia fala muito sobre sabedoria, inclusive tem o livro de Provérbios que é considerado como “o livro da sabedoria”. Nele há muitos ensinos e conselhos para praticarmos em nossas vidas, afinal, a sabedoria não é apenas conhecimento e habilidades adquiridas, mas também aplicadas, colocadas em prática. E é isso que Tiago, em concordância com Provérbios, fala em seu livro, nos versos 13-18, do capítulo 3, quando faz a pergunta: “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês?”
Neste trecho, Tiago cita dois tipos de sabedoria e suas características. Vejamos: “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.” Tiago 3:13-18.
Provavelmente, muitos ali do convívio de Tiago estavam se considerando sábios, porém suas ações eram contraditórias à verdadeira sabedoria. Suas ações refletiam o que tinha em seus corações, demonstrando o tipo de sabedoria que eles possuíam (sabedoria terrena). Tiago, então, exemplifica como é a sabedoria que vem de Deus, a verdadeira, a que devemos buscar para sermos realmente sábios.
De acordo com a passagem citada acima, é dito que a sabedoria é demonstrada através das atitudes, sendo elas o bom procedimento, obras praticadas com mansidão e humildade. A sabedoria que vem de Deus produz em nós boas condutas, já que suas características são: pura, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Quando buscamos ser sábios, buscamos trazer a aplicabilidade da sabedoria para os nossos relacionamentos (com Deus, com a família, no casamento, nas amizades, no trabalho, na vizinhança), pois ela nos torna virtuosos, íntegros e generosos.
Todos esses atributos revelam o caráter de Deus, de quem provém toda a sabedoria, e é pedindo para Ele que a adquirimos (“Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.” Provérbios 2:6; “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” Tiago 1:5).
O caráter de Deus contrapõe o caráter humano, e este último, sem a interferência divina, só pode produzir toda espécie de males. A natureza humana baseia-se na sabedoria terrena, uma sabedoria falsa, resultando em um coração cheio de inveja, sentimento de rivalidade e desordem, tudo aquilo que nos faz ficar afastados de Deus. E, para que Deus atue nas nossas vidas, nos concedendo a sabedoria do alto, é necessário termos temor a Ele, nos humilhando diante dEle e reconhecendo quem Ele é, ou seja, o Deus Criador, Santo, o Todo-Poderoso, que está acima de tudo e de todos, o Deus que nos ama e que deseja fazer de nós Seus filhos, parecidos com Jesus (“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” Provérbios 9:10)
Portanto, não seremos considerados sábios por acharmos que somos ou por termos um leque gigantesco de conhecimento, mas, sim, quando nossas atitudes refletirem o caráter de Deus.
Sendo assim, as nossas ações demonstram se realmente somos sábios ou não. As características da sabedoria precisam estar presentes nas nossas vidas, e para isso precisamos reconhecer que nós, por nós mesmos, não conseguimos produzir nada de bom. Compete a cada um de nós buscar a sabedoria que vem do alto, pedindo-a a Deus e lendo a Bíblia, que é a Sua Palavra e que nos faz conhecê-lO, e permitir que Ele intervenha em quem somos. Só assim teremos a genuína sabedoria e, consequentemente, conseguiremos, de fato, ter condutas dignas de um verdadeiro sábio.
Senhor Deus, primeiramente, Te agradeço por me permitir ter acesso à verdadeira sabedoria através da Tua Palavra. Acredito que, através dela, posso Te conhecer, posso compreender a Tua natureza e, assim, saber quais são as atitudes que preciso ter para ser como o Senhor é. Quero ter a sabedoria que vem do alto, por isso Te peço, humildemente, que me conceda. Me ajude a ser realmente sábio e refletir o Teu caráter. Me transforme e me molde segundo a Tua vontade, em nome de Jesus. Amém!
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.