Qual é a sua reação diante de uma situação adversa?
O ano de 2020 (e ainda o momento em que estamos vivendo) foi um exemplo de uma situação adversa. E coloca adversa nisso! Muitos se desesperaram, temeram e tiveram a mente inundada por pensamentos negativos. Muitos pensaram que fosse o fim, e para muitos, infelizmente, foi. Um vírus, invisível aos nossos olhos, fez todo o mundo parar. E não só a pandemia, mas muitas situações consequentes desse acontecimento mundial foram desfavoráveis. As reações frente a elas foram diversas.
É, a vida é assim... feita de momentos bons, alegres, mas também de momentos ruins, difíceis, e que, querendo ou não, precisarão ser enfrentados.
Às vezes, você até pressupõe como agiria em certas situações, pensando se sair bem diante delas, porém só no momento em que elas ocorrem de fato para saber ao certo como seria sua reação.
Na Bíblia, temos várias pessoas que, em algum momento de sua vida, passaram por um infortúnio, e a maneira como reagiram servem de exemplo para seguirmos ou não.
Estêvão, considerado um mártir cristão, é um bom exemplo a ser seguido diante de uma situação adversa. Vejamos: “Ao ouvirem isto, ficaram com o coração cheio de raiva e rangiam os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus. Então disse: ‘Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem, em pé à direita de Deus’. Eles, porém, gritando bem alto, taparam os ouvidos e, unânimes, avançaram contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram as capas deles aos pés de um jovem chamado Saulo. E enquanto o apedrejavam, Estêvão orava, dizendo: ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito’. Então, ajoelhando-se, gritou bem alto: ‘Senhor, não os condenes por causa deste pecado!’ E, depois que ele disse isso, morreu.” Atos 7:55-60.
Este era um homem cheio de fé e do Espírito Santo, cheio da graça e do poder de Deus, que fazia maravilhas e sinais entre o povo, ninguém podia resistir à sabedoria e ao Espírito pelo qual ele falava. Neste momento, Estêvão estava falando sobre como os líderes judeus estavam sendo rebeldes, duros de coração e resistentes ao Espírito Santo, o que resultou em sua morte.
Quando estava sendo alvo de tanta raiva e do apedrejamento, Estêvão elevou seus olhos aos céus e pôde, numa condição totalmente contrária, ver a glória de Deus e Jesus, pôde orar e pedir a Deus que não culpasse aqueles que estavam tendo tais atitudes. Ele poderia ter negado tudo o que tinha falado ao ver que ficaram irados, ele poderia ter fugido e procurado se esconder, mas não, ele decidiu permanecer onde estava, pois ele tinha um propósito ali, além disso, ele, como dito anteriormente, era um homem cheio de fé e do Espírito Santo, então sabia em quem confiava, sabia que não estava só, e sabia para onde iria após a sua morte. Ele olhou para a fonte da força e coragem, e permaneceu firme.
A sua situação pode não ser como essa, um caso de vida ou morte, mas pode ser algo que te aflige, que te faz querer desistir, fugir e se esconder. Você pode estar procurando uma direção a qual olhar e encontrar a solução, ou até mesmo já tenha desistido de procurar, porque somos limitados, nossas forças se esgotam. E é aí, então, que o Espírito Santo nos auxilia. A partir do momento em que cremos em Jesus como o nosso Salvador, Deus nos sela com o Espírito Santo, que nos garante que pertencemos a Ele e que nos faz permanecer firmes em Cristo, que nos ajuda a viver olhando para o nosso Salvador (“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” Efésios 1:13,14). Quando você entrega sua vida nas mãos de Deus, Ele promete nunca te deixar, jamais te abandonar, e isso é em toda e qualquer circunstância. Ele é um Deus presente, Emanuel, o Deus conosco! Tenha convicção disso!
Sendo assim, você pode seguir o exemplo desse grande homem, buscar ser cheio do Espírito Santo, buscar viver cheio de fé, e olhar para o alto, de onde vem o socorro, o socorro bem presente na hora da angústia. Não olhar para aquilo que te aflige, ou te preocupa, ou tenta te assolar, mas olhar para a glória de Deus, Aquele que te dá a capacidade e a ousadia necessária para enfrentar as mais diversas circunstâncias.
Diante das situações adversas, chame Aquele que pode te socorrer, crendo na Sua grande misericórdia e no Seu grande poder - “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Salmos 121:1-2.
Senhor Deus, reconheço que sou limitado, que meus olhos me fazem ver as circunstâncias que me causam medo e aflição. Mas também reconheço que o Senhor é o socorro bem presente nos momentos de angústia, que o Senhor é aquele que pode me salvar do meus desesperos e temores. Então, peço que o Senhor me encha com o Teu Espírito Santo, para que eu tenha a capacidade de olhar para Ti e enfrentar as situações adversas desta vida. Faço do Senhor o meu refúgio e o meu socorro! Em nome de Jesus, amém!
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.