Sábio foi Salomão ao dizer que tudo nesse mundo é vaidade… Você já percebeu que quanto mais temos, mais queremos? O mundo moderno nos traz uma infinidade de opções. Se vamos comprar uma blusa, temos várias opções, se for um celular, infinitas tecnologias modernas; e, ao comprarmos, pouco tempo depois, já estão fora de moda e as propostas de marketing nos dizem que precisamos logo trocar e comprar a opção mais atual. Se tem o cabelo liso quer ter cacheado, se tem cacheado quer ter liso, e por aí vai. A questão é: por que nunca estamos satisfeitos com o que temos?
É natural trabalharmos, estudarmos e corrermos atrás dos nossos sonhos. É normal e não há nada de errado com isso. Errado é não estar contente com o que se tem hoje e viver ansioso para que o amanhã traga algo melhor, quando na verdade, estar satisfeito com o que se tem agora, gera um sentimento de gratidão e nos faz refletir que somos verdadeiramente abençoados por ter o que temos, quando outros não têm a mesma sorte.
Em 1ª Timóteo 6:5-8 diz “Você será verdadeiramente próspero se exercer a piedade com contentamento. Afinal de contas, não trouxemos nenhum dinheiro conosco quando viemos ao mundo, e nada podemos levar quando morrermos. Portanto, devemos nos sentir bem satisfeitos se tivermos alimento e roupa suficiente.” Se devemos nos sentir satisfeitos com o que temos, significa também não reclamar por aquilo que não temos.
Muitas pessoas entendem de forma equivocada o Salmo 23:1 (O Senhor é meu pastor e nada me faltará). De fato, o Senhor provê todas as nossas necessidades e é por isso que Jesus falou acerca das preocupações com a vida no sermão do monte, onde Ele mesmo afirmou que se Deus veste as flores com toda a sua beleza e alimenta as aves, quanto mais a nós. Porém o Salmo 23 não fala sobre não ter falta de nada material.
Traduções originais do hebraico trazem o seguinte verso “Yahweh é meu pastor, não faltará a mim”. Traduzindo para o português, para facilitar o entendimento, lemos da forma mais conhecida, que é quase um talismã na casa de muitas famílias cristãs. Porém, o sentido de “não faltará a mim” nos escritos originais, não se trata da falta de coisas materiais, mas sim da presença do pastor. Logo, se lemos “Yahweh é meu pastor, (Ele) não faltará a mim”, o entendimento fica mais claro. Não se trata de ter coisas. É sobre Ele! Ele não faltará a mim. Ele estará sempre comigo.
Viver uma vida de contentamento não é apenas ser grato pelo que se tem, mas muito mais, é ser grato pela presença do Pastor. Estar satisfeito Nele, porque Ele nos preenche. Ele é tudo o que precisamos. Se o Senhor é o nosso pastor, não sentiremos falta daquilo que não temos, porque Ele é suficiente. Não sentiremos falta de nada, porque Ele é tudo. Entende?
Às vezes passamos a vida toda buscando tantas coisas, insatisfeitos com o que temos, quando na verdade temos tudo se tivermos a presença do nosso Deus. Enxergar o Senhor como um pastor, é uma das formas mais lindas que Davi poderia descrevê-Lo no Salmo 23, bem como nos enxergarmos como ovelhas, um animal tão frágil. E nessa nossa fragilidade, o Senhor cuida de nós, nos sustentando naquilo que precisamos. Se entendermos que aquilo que ainda não temos, é porque não precisamos, fica mais fácil de exercer o contentamento com o agora.
Jesus disse: "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.”. Seja feliz e esteja satisfeito com o tempo presente. Desfrute da presença do Bom Pastor e esteja contente Nele.
Jesus, obrigado pelo hoje. Pelas roupas e pelo alimento. Pela casa que me abriga e pela Tua presença que é inesgotável. Me ajude a exercer uma vida de contentamento com aquilo que tenho, para que eu possa estar preparado para receber aquilo que ainda não tenho. Seja o Senhor para sempre meu provedor. Depender de Ti é um privilégio. Tu és meu bom pastor!
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.