Bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz. A felicidade Celeste é fundamentada na fé e na obediência à palavra de Deus, que gera a felicidade capaz de resistir aos momentos mais difíceis da vida. As bem-aventuranças estão descritas em Mateus 5:3-11 e fazem parte do Sermão da Montanha, dado por Jesus.
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês."
Mateus 5:3-11
Parece uma antítese, figura pela qual se opõem, numa mesma frase, duas palavras ou dois pensamentos de sentido contrário (p.ex.: com luz no olhar e trevas no peito).
Essa muita alegria em meio às oposições só é possível para quem já entendeu o grande valor que Deus, que criou todas as coisas, nos concedeu. A verdadeira paz, o resgate da escravidão do pecado, uma esperança nova e sem fim e a vida eterna.
Muito feliz não é aquele que tem muitas riquezas;
Muito feliz não é aquele que tem muitas mulheres;
Muito feliz não é aquele que tira vantagens;
Muito feliz não é aquele que tem de tudo e de nada tem falta.
A verdadeira alegria não está nas conquistas, não está em um estilo de vida independente e livre. Não é verdadeiramente muito feliz aquele que vive sendo dono do seu próprio destino.
Os pobres de espírito são muito felizes, porque deles o Senhor tem cuidado e eles se deixam ser cuidados. Eles, sim, dependem de Deus! Eles, sim, não encontram possibilidade de viverem apoiados em opiniões próprias ou conceitos formados a partir do que acham e sentem. Eles não se consideram autossuficientes, mas entendem que dependem totalmente dos cuidados de Deus.
Os que choram são muito felizes, pois têm no coração a razão de viver. Rasgam o coração, se desfazem em lágrimas, mas não sem esperança, não em vão, mas aos pés de quem tem e oferece consolo para alma.
Os humildes são fartos de tudo que Deus criou. Vivem contentes e satisfeitos. Não são presos na soberba, nem dependem de um ego afagado para se sentirem mais importantes. Se alegram com a vida! Não apenas quando são coroados ou quando vencem na vida.
Os que têm fome e sede de justiça são felizes, porque sabem que a justiça verdadeira vem do alto, do Pai das luzes. Nele não há trevas nenhuma, nada obscuro. São felizes porque o Deus de toda criação revelou que tem prazer em exercer misericórdia, justiça e juízo na terra. E todo julgamento é feito com retidão de quem nunca falhou, e é santo em todos os pensamentos e caminhos.
Os misericordiosos são muito felizes, porque sabem se compadecer. Sabem o valor do perdão, e sabem que igualmente necessitam ser perdoados, necessitam de misericórdia também. E por terem este coração, eles alcançam as misericórdias e o perdão de Deus.
Os puros de coração são muito felizes, pois são semelhantes ao seu Criador, e são espelhos Dele. Verão a Deus, pois refletem a própria imagem de um ser puro. Sem maldade, sem malícia, sem malignidade.
Os pacificadores são muito felizes, pois são agentes da paz. Suas ações promovem harmonia e união na sociedade. Não procuram a guerra como solução para encontrar a paz. Serão chamados filhos de Deus.
Os perseguidos por causa da justiça são muito felizes, pois já estão vivendo em retidão, totalmente salvaguardados por Deus, que tudo vê. Um Deus que ama a retidão, e livra quem O respeita. Nele já habita o governo de Deus, que nos orienta como devemos viver, e vive no caminho reto, revelado por Deus.
São mais que felizes os que tiverem algum dano próprio, algum insulto, perseguição ou calúnia levantada contra si, por causa de Deus. Pois, sabem que estão lutando uma guerra que já foi vencida pelo Criador de todas as coisas.
Devemos ter as qualidades verdadeiras, as que realmente nos trazem verdadeira paz, contentamento e alegria plena!
Se você deseja ser muito feliz, viva toda a verdade que nos foi revelada!
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.