Estamos numa época de grande valorização do ego, auto admiração, opinião muito elevada sobre si, falta de empatia pelos outros (características do narcisismo); época em que se pensa em satisfazer os próprios desejos e vaidades. Nos achamos auto suficientes e levamos em conta apenas o “eu penso que”, “eu acredito que”. Essas podem ser consideradas atitudes de pessoas que vivem à margem da verdade, distantes de referenciais, estão caminhando como cegos, não conseguem se orientar nas próprias opiniões, e por vezes estão guiando outros cegos.
Vamos ver o que a Bíblia Sagrada nos diz sobre este assunto que estamos abordando aqui:
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Fonte: Bíblia Sagrada em Salmos 1:1-6
Devemos ter prazer na Palavra do Criador, que é a fonte de vida, e na qual temos dois grandes mandamentos a serem obedecidos: Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo (Mt. 22:36-40). Assim nosso caminho será conhecido por Deus e seremos mais que felizes!
Árvore junto à corrente de águas, são os que procuram andar em caminho reto.
Palha que o vento dispersa são os que não seguem critérios ou normas morais, no entanto, fazem escolhas aleatórias conforme o desejo do coração, seguindo caminhos diversos sem saber ao menos se preocupar com as consequências.
Corrente de águas são as leis do Criador, expressas em Sua Palavra, elas são fonte de vida, elas nos alinham, nos dão a direção correta para caminhar, a luz que tanto precisamos.
Assim como a corrente de águas dá a vida, nutrientes e o que a árvore necessita para viver, a Palavra do Senhor é o que dá vida para o justo. O ímpio, que está longe da lei do Criador, não recebe o que é crucial para sua sobrevivência, então ele seca como a palha, se torna tão vulnerável aos ventos da vida, e não tem forças em si mesmo para escapar das ciladas e das prisões do seu próprio querer.
Nos dias de hoje:
- Conselho dos ímpios: hoje os conselhos dos ímpios não estão só em buscar opinião de quem não acrescenta nada do que vem de Deus. Está muito mais ligado a influências. Com a evolução do mundo digital é muito fácil vermos nas mídias sociais e televisivas aquilo que “precisamos” de tal forma que passamos a achar que realmente precisamos, caindo no conselho de que o que temos não é o suficiente (não apenas bens materiais), quando Deus deveria ser suficiente para nós. Ouvir quem não teme a Deus, conselho que não agrada ao Senhor, vindas de pessoas que estão carentes de direção, sem luz.
- Caminho dos pecadores: é andar onde os ímpios andam. O caminho do ímpio não tem divisão, não tem linha de chegada, eles não sabem para onde vão, por isso são facilmente influenciados a pegar atalhos e estradas que levam para o mal. Se deixam contaminar no caminho de quem não acredita que Deus é a referência e o caminho certo para vida. Se deixam levar por ideologias e se demovem com facilidade de um pensamento para outro.
- Assentar na roda dos escarnecedores: ao pé da letra, escarnecedores são zombadores. E zombadores fazem escárnio daquilo que consideram ridículo, feio, estranho, se colocando, na verdade, na posição de juízes, julgando aquilo que consideram certo, belo e bom. Assentar (significa estar em comunhão) nos coloca também na posição de julgadores.
Andar, se deter, assentar, são formas de envolvimento que ofuscam a visão do alvo correto.
Deixamos aqui nosso apelo a você!
Se renda ao Criador, siga o que Deus orienta em Sua palavra revelada. Ela é fonte de vida, é a direção que precisa, é luz para o caminho. Na bíblia sagrada você encontra conselhos sábios, direção para suas ações diárias, encontra libertação de tudo que aprisiona, de toda força opressora e sentimentos ruins, malignos algumas vezes.
(Banda Resgate)
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.