Muitas vezes percebemos o quão difícil é pedir perdão e até mesmo perdoar alguém. Nosso orgulho muitas vezes fala mais alto, e é um grande sofrimento para deixarmos ele de lado e dizer ou aceitar, com toda a sinceridade, essa pequena palavra: PERDÃO.
Na Bíblia podemos ver os ensinamentos de Jesus sobre o perdão, como na oração do Pai Nosso, em Mateus 6:12: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores", e a famosa conta de quantas vezes se deve perdoar em Mateus 18:21 e 22: “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.’”.
Então, podemos concluir que o perdão, tanto em pedir como em aceitá-lo, está relacionado diretamente com a humildade, o arrependimento genuíno e o amor. E temos um grande exemplo na Bíblia de um coração cheio desses sentimentos, muito antes de Jesus estar na terra mostrando a importância do perdão. Podemos ver esse acontecimento no livro do profeta Daniel, no capítulo 9. Nos versículos 2 ao 6 diz assim: “No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, compreendi pelas Escrituras, conforme a palavra do Senhor dada ao profeta Jeremias, que a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos. Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza. Orei ao Senhor, o meu Deus, e confessei: ‘Ó Senhor, Deus grande e temível, que mantém a sua aliança de amor com todos aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos, nós temos pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis. Não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que falaram em teu nome aos nossos reis, aos nossos líderes e aos nossos antepassados, e a todo o povo desta terra’.”
Podemos observar, claramente, esse grande exemplo de humildade, arrependimento e amor de Daniel. Ele era um homem de Deus, obediente, que buscava ao Senhor e fazia aquilo que agradava a Deus. Mas neste momento, que ele entende que a situação de aflição que o povo estava passando iria durar 70 anos, ele se humilha. Daniel toma para si o pecado do povo e busca a Deus, clamando perdão pelo erro de todo povo de Israel. Se continuar lendo o capítulo 9, a oração de Daniel vai até o versículo 19, e em todo o momento o vemos se colocando como representante do povo, se incluindo no pecado, na desobediência, dizendo que Deus já havia avisado que se o povo se desviasse das Suas leis, iria colher grande angústia. E Daniel tem essa sensibilidade, de que o povo está sofrendo e que o próprio Deus não quer isso para seu povo. Então, com grande humildade, se colocando no lugar do povo, mostrando um arrependimento genuíno, ele confessa o pecado, exaltando a Deus e pedindo perdão.
E podemos entender que tudo isso foi sincero, pois na continuação do capítulo, vemos que antes mesmo de Daniel terminar de orar, Deus envia um anjo trazendo a resposta de Deus para a oração de Daniel. Isso nos mostra que Deus é amor, é misericordioso, é bom. Ele é um Deus vivo, que ouve nossas orações, que nos responde.
Através desse acontecimento relatado na Bíblia, podemos compreender a importância da humildade, a importância do perdão e a importância da devoção a Deus. Pois só com a humildade, é que vamos enxergar nossos erros, vamos entender que somos pecadores, que não merecemos o amor de Deus, mesmo quando achamos que estamos fazendo tudo certo. O amor de Deus nos é dado APENAS pela sua grandiosa graça. Quando entendemos isso, o perdão é o próximo passo, pois a humildade nos revela o quão pequeno somos, o quão indignos, o quão medíocres somos perante Deus. E isso nos leva a clamar perdão ao Poderoso Deus, grande e temível, mas que é Amor.
O perdão é a declaração que estamos arrependidos de tudo aquilo que fizemos. É a revelação de que estamos errados e entendemos isso, que deixamos o orgulho de lado e, com humildade, estamos pedindo uma nova chance. E tendo tanto a humildade quanto o arrependimento e o pedido de perdão, estamos mostrando a soberania de Deus, que Ele é superior, que Ele é nosso Senhor, que precisamos Dele e que queremos estar perto Dele. E você pode ter a absoluta certeza de que, quando há esse combo - humildade, arrependimento, pedido de perdão e devoção a Deus - Ele ouve nossa oração e nos responde. Assim como Daniel, que nem tinha terminado de orar e Deus já havia mandado um anjo com a resposta, podemos crer que quando nos rendemos à Ele, a resposta vem, pois Deus te quer perto Dele, quer ter um relacionamento com você.
“Senhor meu Deus e meu Pai, estou vindo falar com Você sobre minha vida. Assim como o povo de Israel estava longe dos seus caminhos, havia pecado contra Você, e Daniel se incluiu no meio do povo, eu me incluo agora. E venho com humildade e devoção, dizer que estou arrependido, e te peço perdão. O Senhor é claro quando diz que a desobediência leva à aflição, à angústia, e eu estou clamando pelo Teu socorro. Me perdoe, e me ajude a viver obedecendo aos Teus mandamentos. Te peço em nome de Jesus, amém.”
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.