Muito se fala em ser “filho de Deus”, no amor de Deus baseado em nossas atitudes, em como agimos, como vivemos, em como nos “apresentamos” diante de Deus, mas será mesmo que tudo isso importa?
Vamos observar o versículo 16, do capítulo 3 do livro de João: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna.”
Agora vamos dividir esse versículo em 2 partes.
Na 1ª, podemos ver que o amor de Deus é POR TODOS! Não há condição alguma para o amor de Deus. Olha quão forte é isso. Mesmo o mundo sendo tão perverso e imerso na sujeira do pecado, Deus o amou de uma forma que não é possível nem descrever, então é usado o termo “tal”, pois não conseguimos entender em sua totalidade. Então agora sabemos de uma certeza, que Deus me ama, ama a todos. Mas, e aí? Esse amor é a salvação? Infelizmente, não.
Na 2ª parte do versículo, vemos que a salvação é o RESULTADO desse imenso amor de Deus. É por ele que o Deus Filho se manifestou em carne para morrer por nós, levar o nosso pecado sobre si mesmo e nos libertar de toda condenação. Isso é um fato. Porém, nessa parte do versículo, podemos ver que para essa salvação de fato nos alcançar, é preciso CRER. Uma palavra tão pequena, mas que muda totalmente o jogo.
Pois é aí que entra a CONDIÇÃO para se ter ou não a salvação.
Se prosseguirmos a leitura de João 3, nos versículos 17 e 18 vemos claramente o que isso significa: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” Jesus veio ao mundo não para condená-lo, até porque o mundo já está condenado. Todos nós estamos condenados. Todos nós pecamos e, por isso, ficamos longe de Deus. Por isso essa palavra pequena, mas de suma importância, é a chave. Veja bem, de um lado temos o imenso amor de Deus por todos. Do outro lado, temos o sacrifício de Cristo que nos salva de todo o pecado e da condenação eterna. Esses dois pontos são fatos e não irão mudar sob nenhuma perspectiva. Agora, o que é mutável, o que é condicionado, é a nossa fé, é acreditar ou não nesses dois fatos.
Sabendo isso, vamos aprofundar um pouco mais. O que significa esse “CRER”?
Não é apenas acreditar nesses fatos, no amor de Deus sobre todos e no sacrifício de Jesus, nos salvando de toda condenação. Não é simplesmente dizer “ok, eu acredito que isso é real” e pronto, estou salvo. Essa passagem está descrita no capítulo 3 do livro de João, e o contexto é que Jesus estava conversando com um dos mestres da lei, e dizendo que é necessário nascer de novo. E o que significa isso? Essa foi a mesma pergunta que Nicodemos, o mestre da lei que estava conversando com Jesus, fez: “Como é possível eu nascer de novo se já sou adulto?” É necessário nascer da água e do Espírito. É ser purificado e transformado por Deus. Então esse crer em Cristo, que remete à salvação, como já dito, não é apenas acreditar, mas é um acreditar que leva à mudança de hábitos, mudança de atitudes, mudança de pensamentos.
Lembra no começo, quando disse que às vezes pensamos no amor de Deus baseado em nossas atitudes? Agora podemos entender direito isso. O amor de Deus é incondicional, Ele nos amou e nos ama independente de qualquer coisa, porém, a nossa salvação é que está ligada à nossa fé, a acreditar que Jesus é o Filho de Deus e que Ele morreu em nosso lugar para nos libertar e nos dar a vida eterna. E essa fé é demonstrada não só no nosso falar, mas em nossas ações.
Continuando a leitura de João 3, nos versículos de 19 a 20, vemos: “A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” Aqui está a prova. Palavras como “obras”, “pratica”, “aproxima”, são sinais que é necessário uma mudança de vida, mudança de atitudes. E, muitas vezes, essa mudança é brusca. Afinal, é a mesma coisa que mudar da morte para a vida! Pois todos nós estávamos condenados à morte eterna, mas através do amor e sacrifício de Cristo, Ele nos deu a possibilidade de escolher entre a morte eterna e a vida eterna. As atitudes que tomamos quando estávamos nas trevas, não podem ser as mesmas de quando estamos na luz, pois quando tomamos a decisão de crer em Cristo, passamos a ter obras feitas em Deus, obras da verdade, obras que são transformadas e não têm mais nada a ver com aquelas do passado.
Tenha isso em mente! Deus nos ama, e ama a qualquer pessoa, independente de suas ações, e a salvação é dada a todos, sem exceções, porém, aceitar ou não essa salvação, está direcionada, está condicionada a nós, crer ou não nesses fatos. E, a partir do momento que eu aceito isso, é necessário um esforço para mudar minhas atitudes na vida. E como Deus é tão misericordioso com a gente, Ele nos ajuda com essas transformações, e até com nossa fé: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus.” Efésios 2:8. Basta você dar o primeiro passo, crer em Cristo como seu Salvador, que viverá as maravilhosas bênçãos e misericórdias de Deus.
“Senhor Jesus, eu creio em Ti como meu único e suficiente salvador. Creio no amor de Deus para com toda a humanidade e especialmente por mim. Creio que Jesus é Filho de Deus e que morreu por mim, se sacrificou para vencer toda a condenação do pecado e, através disso, dar a possibilidade de salvação ao mundo. Eu aceito isso, e quero receber essa salvação e fazer parte da Sua família e ter a vida eterna ao Seu lado. Entendo que é necessário nascer de novo, e não quero desperdiçar essa oportunidade, de poder fazer tudo diferente, mudar meu comportamento e demonstrar esse amor e salvação aos outros com minhas atitudes. Me ajude, me dê fé e me fortaleça para que essa transformação não fique apenas em mim, mas que eu possa contagiar as pessoas ao meu redor. Em Teu nome, amém.”
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.