No livro de Mateus, nos capítulos 5 ao 7, temos vários ensinamentos de Jesus aos seus discípulos e à multidão que estava à sua volta.
Um ensinamento, dentre tantos outros valiosos, é sobre a oração, a forma de se relacionar com Deus. E quem melhor do que Cristo, o Filho de Deus, para nos ensinar sobre isso?
Nesse trecho, Jesus apresenta três tipos de pessoas e suas respectivas orações, sendo que duas delas, Ele aconselha a não sermos: “E quando orarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos outros.” (Mateus 6:5) e “E, orando, não usem vãs repetições, como os gentios; porque eles pensam que por muito falar serão ouvidos.” (Mateus 6:7).
Os hipócritas foram citados por Jesus não só neste versículo, mas também em outros, como exemplo a não ser seguido, pois suas ações sempre eram motivadas pela aparência, sempre queriam ser vistos pelas pessoas, faziam apenas como um ato religioso, e não tinham o coração voltado a Deus. E, nesta situação, não foi diferente. Eles oravam por ostentação própria, buscando serem admirados. Não se importavam se Deus estava ouvindo, mas, sim, se as pessoas os viam orando. Mas Cristo nos diz o contrário e nos orienta que “... ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto.” (Mateus 6:6).
Já os gentios/pagãos, se importavam com a duração de suas orações, portanto faziam repetições de forma que se tornassem longas e como se isso fosse garantir que Deus os atendesse ou os atendesse mais rápido. Porém eram vãs repetições, falas vazias e sem sinceridade. Eles não entendiam que Deus olha para corações e atitudes voltadas a Ele. E, quanto a isso, Jesus nos orienta a não sermos assim, até porque Deus já sabe tudo o que precisamos antes de pedirmos. Isso não quer dizer que não devamos orar, mas que, ao orarmos, sejamos sinceros com Aquele que conhece todos os nossos segredos.
Através do que Jesus fala nestes versículos, fica evidente a onisciência de Deus! (“E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.” (Mateus 6:6); “... porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem.” (Mateus 6:8)). Sim, Deus é capaz de saber tudo o que se passa em seu coração e em sua mente, inclusive o que você nunca expôs por ser algo mais íntimo. Ele sabe de todas as coisas!
Sendo assim, a pessoa que Jesus nos aconselha a ser é aquela que realmente se importa se é Deus quem está ouvindo sua oração e se, o que é falado para Ele, são palavras sinceras e de coração, visto que a oração não é um momento onde mostramos o quão intelectual e espiritual somos, mas, sim, um momento de conversarmos e nos relacionarmos com Deus. E, apesar dEle saber tudo o que precisamos antes mesmo de pedirmos, Ele deseja que compartilhemos com Ele nossas necessidades, sonhos ou o que quer que seja. Fomos criados para nos relacionar com o nosso Criador!
Se você deseja ter uma relação verdadeira com Deus, siga os conselhos de Jesus: entre no seu quarto, feche a sua porta, creia que Deus estará ali contigo, te vendo e te ouvindo. Fale com Deus, seja sincero com Ele. Dê total foco e liberdade em conversar com Aquele que ouve antes mesmo de você falar!
Senhor Deus, obrigado(a) por me permitir estar perto de Ti através da oração, obrigado(a) por se fazer presente enquanto oro. Me ajude a ter um coração sincero ao falar Contigo, que minhas palavras e atitudes sempre sejam voltadas a Ti e que eu me preocupe em Te agradar. Que eu não tenha vergonha de me abrir Contigo, mas que eu tenha consciência de que o Senhor me ama e deseja me ouvir. Em nome de Jesus, amém!
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.