“Pois todos pecaram; todos fracassaram, e estão afastados da glória de Deus.” Romanos 3:23*.
Apesar dessa verdade ser algo triste, precisamos reconhecê-la. Sim, somos pecadores! E só Deus pode mudar esse nosso estado!
Você já deve ter visto o Teste do Marshmallow (https://www.youtube.com/watch?v=OKNu1qjgXaA), onde uma criança é colocada numa sala com um marshmallow, e são dadas duas opções a ela: ou comer na hora, ou esperar pra comer no momento em que a moça voltar, o que permitirá que ela ganhe mais um marshmallow (na sala há uma câmera filmando). Podemos ver as diversas reações das crianças. Algumas comem o doce na mesma hora; outras até que se seguram, mas não aguentam, e também acabam comendo antes do tempo determinado; outras ficam de olho no doce, mas conseguem resistir até o momento em que a moça volta com outro para entregá-la. Podemos ter várias interpretações para esse teste, mas a que trago aqui é que há em nós uma “briga” interna pelo que se deve fazer contra o que não se deve fazer.
No capítulo 7 do livro de Romanos, o apóstolo Paulo descreve essa luta interna de um problema muito mais grave e que aflige a todos: “Quando quero fazer o bem, faço inevitavelmente o que é mau. Quanto à minha nova natureza, eu tenho prazer na Lei de Deus; contudo existe uma outra lei atuando nos membros do meu corpo, que está em guerra com a minha mente, fazendo-me prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo. Que situação terrível, esta em que me encontro! Quem é que me livrará deste corpo que me leva à morte?” Romanos 7:21-24*.
É como se Paulo, e todos nós, estivéssemos naquela sala de teste, e comêssemos o marshmallow, mesmo sabendo que não poderíamos comer. Poderíamos até resistir por um momento, porém sem sucesso até o fim. E, por causa da lei do pecado que age no nosso corpo, que entrou no mundo por meio de um só homem (Adão), merecemos condenação, isto é, ficar afastados de Deus, receber a morte eterna.
Mas… também nos é apresentada a resposta para quem pode nos ajudar nessa luta, nos livrando do poder do pecado que atua sobre nós: o Espírito Santo! (“Portanto, agora já não há nenhuma condenação para aqueles que pertencem a Cristo Jesus. Portanto, o poder do Espírito doador da vida - e eu recebo este poder por meio de Cristo Jesus - livrou-me da lei do pecado e da morte. (...) Assim, agora podemos obedecer às leis divinas se seguirmos o Espírito Santo e não mais obedecermos à velha natureza pecaminosa que está dentro de nós. Romanos 8:1,2 e 4*). Agora é como se estivéssemos naquela sala de teste e conseguíssemos resistir à tentação de comer o marshmallow. Mas isso não por nossa própria capacidade, mas pelo poder do Espírito Santo que começou a operar em nós, por meio de Jesus.
O Espírito Santo nos mostra como andar de forma que agrade a Deus, nos levando à vida. Porém, o pecado desperta em nós a vontade de desobedecê-lo. Enquanto estivermos neste mundo, haverá essa luta dentro de nós, a vontade de pecar contra a vontade de obedecer a Deus. E por quem você se deixará ser controlado? Pela sua natureza pecaminosa que leva à morte, ou pelo Espírito Santo que te leva à vida, e mais ainda, testifica que somos filhos de Deus?
Você não quer ser condenado por causa do pecado, não é? O requisito para isso é estar em Cristo Jesus, pertencer a Ele, ou seja, crer na obra redentora de Jesus, confessá-lo como seu único e suficiente Salvador, receber o Espírito Santo, e viver como filho de Deus. Nós somos fracos e falhos, não conseguimos resistir ao pecado pelas nossas próprias forças. Então, Deus enviou Jesus para destruir o controle do pecado sobre nós e, consequentemente, não sermos condenados à morte eterna. E, assim, Ele fez! Jesus venceu o poder do pecado e da morte na cruz, portanto, se você pertence a Ele, o pecado e a morte não têm mais poder sobre sua vida!
Você fracassou? Não resistiu e pecou? Se arrependa, peça perdão a Deus e, a partir de agora, dê ouvidos ao Espírito Santo, que te conduzirá à vida, à paz e à vontade de Deus!
“Senhor Deus, reconheço que sou pecador(a) e necessito do Senhor para mudar o que sou, porque pelas minhas próprias forças não conseguirei. Mas acredito e confio na Tua vitória sobre o pecado e sobre a morte; creio que Tu és o único que pode me salvar da minha natureza pecaminosa, e peço que me salve! Que o Teu Espírito esteja em mim e dirija todas as decisões que eu preciso tomar, para eu não pecar contra o Senhor. Em nome de Jesus, amém!”
*versão utilizada: Nova Bíblia Viva
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.