Você já parou para pensar o quanto falamos por dia? Falamos em voz alta, falamos nos nossos próprios pensamentos, falamos por mensagens de texto... se estamos muito felizes, queremos logo contar para todo mundo o motivo, se estamos tristes ou com raiva, precisamos desabafar. A todo tempo estamos nos comunicando. Não é à toa que a fala se tornou tema de muitas pesquisas, como a de um neuropsiquiatra americano que lançou em 2006 um livro contendo resultados de uma pesquisa que apontava que as mulheres falam, em média, 20 mil palavras por dia, enquanto os homens pronunciam em média 7 mil.
Hoje, não iremos falar sobre a quantidade de palavras que falamos por dia, mas sobre os efeitos... Vamos falar sobre os efeitos que as nossas palavras causam, o que, como e quando devemos falar alguma coisa. Afinal, muitas coisas conseguimos recuperar com o tempo, com exceção das palavras ditas. Essas são irrecuperáveis e o que dissemos tem poder para abençoar ou destruir a vida de alguém.
Vamos ver o que a Palavra de Deus nos diz sobre esse assunto?
“...a língua é um pequeno órgão, mas se orgulha de grandes coisas! Uma grande floresta pode incendiar-se por meio de uma fagulha pequenina. E a língua é uma chama de fogo. Está cheia de maldade e envenena todos os membros do corpo. E é o próprio inferno que ateia fogo à língua, que pode transformar toda a nossa vida numa chama ardente de destruição e desastre.” (Tiago 3:5-6). Nossa língua é difícil de se dominar. Não é à toa que falamos tantas palavras por dia. Porém, podemos aprender, dia após dia, a controlá-la um pouquinho mais para não dizermos as palavras erradas.
Muitas pessoas se enganam em achar que, porque seguem uma religião, são boas pessoas. Às vezes, entendem erradamente o versículo “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29). Alguns religiosos acham que esse versículo trata sobre não falar palavrão, quando, na prática, a tradução de torpe no grego significa podre, ou também, sem valor, mal, prejudicial.
A Palavra de Deus também nos diz em Tiago 1:26 “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua ferina, está apenas enganando-se a si mesmo, e a sua religião não vale nada.” No dicionário, a palavra ferina quer dizer: Feroz, cruel, desumano. Penetrante, agudo, mordaz. Ter, então, uma língua ferina significa ser cruel com as palavras, que penetram no coração de outras pessoas trazendo mágoas, tristeza e até raiva. Não importa se você vai à igreja aos domingos, faz tudo certinho na vida, mas quando abre a boca para falar só dissemina podridão, coisas ruins, contendas e todo tipo de confusão e sentimentos ruins numa pessoa.
Em I Pedro 3:10, está escrito: “As Escrituras dizem: ‘Se vocês quiserem uma vida feliz e boa, mantenham domínio sobre a língua e guardem os lábios de dizerem mentiras.’” Dominar a nossa língua traz benefícios a nós mesmos. Trilhamos, assim, o caminho para uma vida boa e feliz, e ser cuidadoso com a nossa fala evita sofrimentos e angústias para a nossa própria alma (“Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento.” - Provérbios 21:23).
Quando falar: Em Tiago 1:19, diz “Queridos irmãos, nunca se esqueçam de que cada um deve estar pronto para ouvir, mas demorar para falar e ficar irado”. Entenda o momento. Se estiver irado, não fale. Espere a ira passar, pondere as palavras e só então fale. Não só quando tiver que responder quem falou palavras que te magoaram, mas também não sair falando para todo mundo o que você ouviu que te magoou tanto. Entenda que, mesmo evitando responder de forma dura, ao falar para outras pessoas o ocorrido, você estará cheio de sentimentos que podem contaminar a opinião que outras pessoas possuem sobre quem te ofendeu.
E, em Provérbios 25:11, diz: “Um bom conselho, dado na hora certa, é como uma bandeja de prata coberta de maçãs de ouro.” Sendo assim, se precisa aconselhar alguém, faça na hora certa, nem cedo demais, para que os sentimentos envolvidos não interfiram no conselho, e nem tarde demais, para que a situação caia no esquecimento e não seja mais relevante levantar o assunto. Peça sabedoria do Senhor, que é a sabedoria do alto, e que Ele te conduza a entender o momento certo de falar e aconselhar.
O que falar: “Há palavras que ferem como uma espada afiada, mas as palavras do sábio trazem a cura.” (Provérbios 12:18). Já aconteceu de você estar chateado com alguma coisa e alguém, sabiamente, te falar palavras que, imediatamente, te fizeram sentir-se bem? Esse é o efeito que as nossas palavras causam. Como dissemos anteriormente, nossas palavras podem abençoar ou destruir pessoas. Então, opte sempre por falar palavras sábias que trazem cura as pessoas, que geram vida, transformação, alegria e paz. Diferente disso, não terá valor nem qualidade no que você disser.
Como falar: Devemos sempre falar de forma branda (“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” - Provérbios 15:1). Nunca falando alto, gritando, sendo ofensivo ou de forma maldosa. Ao invés disso, utilizar palavras compassivas que tragam perdão, como está escrito em Efésios 4:31-32: “Abandonem toda a amargura, todo o ódio e toda a raiva. Evitem toda a gritaria, insultos e maldades. Em vez disso, sejam bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou por pertencerem a Cristo.”
Para finalizar, como Paulo escreveu em sua epístola aos Colossenses, no capítulo 4, versículo 6: “O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.”
Concluindo, seja cauteloso ao falar. Ainda mais nos dias de hoje, onde tudo o que expressamos pode ser mal interpretado e significar destruição em grandes proporções. Diga a coisa certa, na hora certa, e ajude os outros pelo que você diz, utilizando de sabedoria e delicadeza ao falar.
Senhor Deus, me ajude a ser sábio ao falar. Que o Senhor me ajude a dominar a minha língua e fazer com que ela só profira palavras que curam e trazem alegria às pessoas. Em Teu nome, amém.
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.