Em todas as fases da nossa vida buscamos independência. Quando crianças pequenas, buscamos andar sozinhas, comer sozinhas; um pouco mais velhos, queremos ir e voltar da escola sem que os pais busquem, queremos escolher as próprias roupas sem a ajuda da mãe; na adolescência, tem aquela grande espera para os 18 anos e ser maior de idade para tomar as próprias decisões; quando jovens/adultos, queremos não depender financeiramente dos nossos responsáveis, queremos ter o nosso próprio dinheiro e fazer o que quisermos com ele; já quando idosos, a busca por manter a autonomia e independência é constante, afinal, elas vão embora pouco a pouco conforme “a idade vai chegando”.
Aqui estão alguns exemplos, mostrando que é natural do ser humano buscar sua independência. Até certo ponto, isso é necessário, mas deve-se haver um equilíbrio para que não nos achemos autossuficientes, de modo que nos faça dispensar aquilo que o nosso próximo tem a nos oferecer. Isso vale para o nosso relacionamento com outras pessoas, mas vale mais ainda para o nosso relacionamento com Deus, nosso Criador. Querendo ou não, somos totalmente dependentes dEle.
No livro de Apocalipse, temos um exemplo de uma igreja que se considerava autossuficiente, mas que, aos olhos de Jesus, chamado nestes versículos de “Amém”, era totalmente o contrário: “Ao anjo da igreja em Laodicéia, escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus (...). Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. Apocalipse 3:14,17-20.
Deus conhece quem verdadeiramente somos e o que realmente temos e fazemos. Nada está escondido aos olhos dEle.
Nesta passagem, Jesus diz o que Ele estava enxergando na igreja de Laodicéia e, porque deseja que ela se arrependa e mude suas atitudes, Ele a aconselha, e esses conselhos servem para nós também.
Primeiro, por maior que seja a riqueza que você tem, seja ela riqueza material ou de conhecimento, você ainda será pobre e miserável se não tiver o que Deus julga de grande valor. É dEle que vem a nossa riqueza, Ele é quem nos faz, de fato, ricos. Ter fé no Salvador Jesus Cristo e na justificação que Ele nos proporciona, e ter uma vida transformada por Sua presença, que nos levará à vida eterna com Deus, valem muito mais do que qualquer riqueza deste mundo - “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a Sua grande misericórdia, Ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.” 1 Pedro 1:3-5.
Segundo, você pode estar com as melhores roupas, compradas nas melhores lojas, feitas dos melhores tecidos, aquelas que te façam parecer importante ou belo(a) para os outros, mas, ao mesmo tempo, estar nu diante de Deus. Você quer estar bem vestido e esconder o que te envergonha diante do Santo Deus? É apenas em Cristo que você achará as “roupas brancas” para isso. Jesus Cristo, através do Seu sangue derramado na cruz, cobre toda a nossa culpa e pecado diante de Deus. Quando reconhecemos isso, somos encobertos e nossa nudez é escondida. A partir daí, precisamos manter essa roupa branca, sem manchas ou sujeiras, ou seja, precisamos viver uma vida santa, ter condutas que agradem a Deus e viver longe do pecado, para não voltarmos ao nosso estado de vergonha.
E terceiro, precisamos do colírio que só Jesus tem, para passarmos nos nossos olhos e realmente enxergarmos. Só Jesus, através do Espírito Santo, pode nos fazer compreender sobre as coisas espirituais, nos direcionando para o que realmente importa - “Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.” João 16:13.
Jesus conhecia como era a igreja de Laodicéia, e Ele, mais do que ninguém, também te conhece. Pode ser que você ache que está tudo bem, que nada está te faltando e que você não precise de nada, assim como essa igreja. Mas te convido a observar sua vida, e ver se você deixou de depender de Deus, se deixou Ele do lado de fora da sua vida. Caso tenha visto isso, ou tenha visto que está indo por esse caminho de independência de Deus, entenda que Ele está à sua porta, batendo, esperando que você abra e O deixe fazer parte da sua vida.
Nada do que você tem ou é neste mundo pode se comparar a quem você pode ser em Jesus e ao que Ele pode te dar. Ele é tudo o que você precisa!
E olha que privilégio: o TUDO que você precisa está batendo na sua porta! Se você abrir, poderá ter comunhão com Aquele que morreu por você, ressuscitou e te trouxe a salvação, te concedendo uma nova vida.
Lembre-se que Jesus repreende, disciplina e chama ao arrependimento aqueles que Ele ama. Ainda há tempo de ouvir a voz de Cristo e abrir o seu coração para Ele. Não seja autossuficiente. Não busque independência. Seja dependente dAquele que é suficiente: JESUS.
Senhor Jesus, sei que muitas vezes gosto de ser independente, tomar minhas próprias decisões e achar que não preciso do Senhor. Mas reconheço que necessito e dependo de Você. O Senhor é a fonte de tudo aquilo que preciso, e que eu possa sempre me lembrar disso. Se não for o Senhor na minha vida, tudo o que sou e tudo o que tenho de nada valem. Abro meu coração para que o Senhor Jesus faça parte da minha vida, e não só faça parte, mas que seja aquele que eu dependa para tudo. Obrigado(a) pelo privilégio de ser dependente do Senhor e ser amado(a) por Ti. Oro em nome de Jesus, amém!
Se você deseja se render ao Criador, que é nosso pai de amor, que é nosso resgatador, você precisa seguir este passo a passo e terá uma nova vida, tudo será diferente, pode acreditar de corpo e alma.
Se deseja fazer um pedido de oração, nos envie seu pedido através deste formulário.